Ensino Fundamental

Tempo e espaço para descobrir, viver e transformar

Excelência no ensinar e aprender. Somos a melhor escola da região em busca constante pela excelência nos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem.

O Ensino Fundamental proporciona a vivência de momentos significativos e decisivos na formação integral do estudante, pois ele é estimulado e desafiado a fazer parte do processo do aprender, colcoando-se como agente capaz, reflexivo, responsável, crítico e autônomo nas diferentes situações de ensino-aprendizagem.

Além de uma formação educacional sólida e de qualidade, busca-se o desenvolvimento do estudante como indivíduo, incentivando o seu autoconhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para as diferentes fases da vida. O processo pedagógico é apresentado em forma de Trilhas de Intensificação.

Diferenciais

Além de uma formação educacional sólida e de qualidade, busca-se o desenvolvimento do estudante como indivíduo, incentivando o seu autoconhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para as diferentes fases da vida, tornando-o responsável e crítico, com capacidade de ver, analisar, compreender e interpretar a realidade na qual está inserido, sabendo posicionar-se com base em argumentos.

Aprender por meio de trilhas

A Educação Básica da Setrem busca a excelência no ensinar e no aprender. Para isso, conta com professores qualificados, infraestrutura inovadora em termos de desenvolvimento cognitivo, social e tecnológico; currículo atualizado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Projetos de Intensificação Bilíngue, chamados de Trilhas. Conheça cada uma delas abaixo.

Trilha de Intensificação Tecnológica

Está pautada nas recentes inovações que emergem do ambiente tecnológico. Utilizamos a Mind Lab, uma metodologia inovadora que visa o aprimoramento e desenvolvimento pessoal, através de experiências com jogos. Também utilizamos a plataforma Mindzup, da qual são disponibilizados aos estudantes da Educação Básica várias habilidades, entre elas podemos citar as missões diárias que visam desenvolver o hábito do estudo nos estudantes. Temos ainda uma parceria com a Zoom – Education for Life, em que a sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens, observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar. Eles aprendem sobre robótica, informática e educação 4.0.

Trilha de Intensificação Bilíngue

Além de cursos extracurriculares para alunos, pais e para a comunidade em geral, de todas as idades, com certificação reconhecida internacionalmente, há o currículo bilíngue. Nele, os estudantes são expostos a aulas em inglês diariamente, tanto nas aulas de currículo quanto em diferentes componentes curriculares, como música, educação física, artes e dança. É pautado no quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, dividido em seis níveis. Inicia na Educação Infantil, a partir do Pré I e Pré 2, e segue até o 3º ano do Ensino Fundamental, em um processo gradativo.

Trilha de Intensificação Socioemocional

Potencializa o acolhimento das demandas emocionais dos sujeitos envolvidos no espaço escolar. Utiliza como proposta dinâmicas de grupo, discussões coletivas sobre temas inquietantes, palestras com profissionais das áreas de Psicologia e Saúde, entre outras atividades. Desta forma, busca oportunizar a vivência e a discussão de situações cotidianas que influenciam a percepção das crianças e jovens sobre o mundo que os cerca, na tentativa de compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a relação consigo e com o outro.

Trilha de Intensificação Artística e Cultural

Envolve os estudantes em atividades o ano inteiro. No âmbito cultural são promovidos a Mostra da Flauta Doce; Festival Estudantil da Canção; Concurso de Contos, Crônicas e Poemas; Festival Interno de Dança e Sarau de Literatura; além de eventos da Rede Sinodal de Educação, de música, dança e teatro. Os alunos têm à disposição aulas de canto coral, dança, flauta, teclado e violão e podendo participar dos seguintes grupos: Coral Animus, Conjunto Instrumental, Teatro Poracaso e Corpus. No âmbito artístico, são oferecidas atividades extracurriculares de pintura.

Trilha de Intensificação Esportiva

Os alunos participam de treinos de basquete, futsal, voleibol e patinação artística, competindo em campeonatos em nível municipal, regional e estadual.

Trilha de Intensificação Científica

Nela, os estudantes são estimulados à iniciação científica desde cedo, com o Clubinho de Ciências, e prosseguem com a participação no Salão de Pesquisa Setrem e em Olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia.

Conheça nossa infraestrutura